Seja bem vindo!

Este é um espaço para facilitar encontros de meditação VIPASSANA e auxiliar aqueles que têm interesse em iniciar essa trilha.

Que todos os seres sejam felizes!

Meditação


           “Assim como é infinito para fora, é infinito para dentro!
            Meditar é o ato que possibilita vivenciar essa experiência.”

Meditação é algo que acontece entre a concentração e a contemplação.
Ela é tão antiga quanto a humanidade. Não pertence a um povo, mas desenvolveu-se de maneira diferente de acordo com cada cultura de cada povo. Desde a Índia, Egito, Maias, China, Japão, podemos pensar nos retiros cristãos, na dança Sufi, e assim por diante.

Meditação pode ser entendida como:
- Uma prática que possibilita um estado em que a mente se torna vazia, sem pensamentos;
- A prática de focar a mente em um único objeto – a própria respiração, em um mantra, uma imagem religiosa ou de um guru;

Quando ficamos em silêncio, a primeira coisa que observamos é como a mente está continuamente pensando! Associa um pensamento no outro, numa cadeia sem fim. Com um pouco mais de atenção, pode-se perceber que tais pensamentos ou estão no passado (memórias), ou no futuro (projeções), e ainda, ou estão relacionados a prazer/satisfação (o que gera cobiça) ou estão relacionados à insatisfação/dor/sofrimento (gerando aversão).

Com o tempo, realizando uma meditação efetiva, isto é, com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos. Na medida em que o meditador encontra esses momentos de silêncio mental, a propriedade de estar totalmente presente é vivenciada. É possível obter total relaxamento na posição adquirida e, por conseguinte, atingir maior profundidade na meditação dissolvendo as ilusões de preocupações e problemas que nublam a mente.

 Esse estado de silêncio profundo releva a imensidão da nossa consciência e, por conseqüência, uma expansão do que concebemos como realidade. Eis o infinito interno, que vai muito além da mente! É quando começamos a experimentar felicidade e amor plenos! Possível apenas através do auto-controle proporcionado pelo treino na prática.

Essa jornada de autoconhecimento baseada na observação é a responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão.